05 dicas para garantir a sua saúde bucal

Você sabia que uma correta saúde bucal previne doenças? E claro, que também nos mantém com um belo sorriso e garante uma durabilidade dos nossos dentes. Nós da Dentes Brancos separamos cinco dicas úteis para cuidar da sua saúde bucal como merece:

1 – Evite exagerar nos alimentos industrializados e também os que contêm açúcar.

80% das cáries existem por causa do consumo excessivo do açúcar. A falta de higiene ajuda na proliferação das bactérias que danificam as estruturas dos dentes e formam as famosas placas bacterianas.

As cáries se desenvolvem por falta de higiene bucal com o acúmulo das placas bacterianas nos dentes combinadas com o consumo de açúcar. Evitar que os dentes permaneçam cheios de açucares por longos períodos pode ajudar no não acúmulo dessas bactérias.

Possuem três níveis de classificação das cáries:

Cárie coronária: desenvolve na coroa dos dentes e é a mais comum em crianças;

Cárie recorrente: ocorre com frequência na coroa protética e nos dentes com restaurações e,

Cárie radicular: aparecem nas gengivas retraídas expostas na raiz do dente. São casos mais sérios e danosos a saúde bucal.

2 – Mastigue bem os alimentos.

Você já deve ter ouvido que o certo é mastigar de 10 a 20 vezes o alimento. Correto. Uma boa mastigação ajuda não somente na saúde bucal, mas também evita diversas doenças.

A mastigação deve ser feita dos dois lados da boca e usar todos os dentes, pois cada um tem uma função especifica.

Triturar bem os alimentos resultará num bolo alimentar que ao ser engolido passará por nossos aparelhos de digestão de forma suave, que evitará o desgaste dos mesmos.

Aquela sensação de inchaço e dores abdominais após as refeições se deve sem sua grande maioria pela pressa em digerir os alimentos.

3 – Evite o fumo.

Todos nós sabemos que o cigarro é prejudicial à saúde, causando inúmeras doenças sérias e graves.

Com a arcada dentária não é diferente. Para começar a fumaça do cigarro é introduzido pela boca, que recebe toda aquela toxina repleta de venenos danosos.

Tais toxinas impregnam os dentes, a gengiva, a língua e também provocam um mau hálito danado e podem causar o câncer bucal. Além disso, escurecem os dentes e os deixam cheio de manchas que com o tempo ajudam a escurecer o esmalte do dente.

4 – Escolha a escova de dente correta.

Existe uma variação imensa no mercado e você pode até ficar perdido com tantas opções. Pedir orientação ao seu dentista para uma escova de dente correta para você irá te ajudar em sua saúde bucal diária.

A cerda da escova de dente deve ser macia e alcançar toda a região da sua boca e também não machucar a sua gengiva.

5 – Vá ao seu dentista.

Pelo menos duas vezes ao ano você deve consultar o seu dentista para que ele avalie a sua boca e possa te orientar de forma correta as melhores formas de cuidar da sua saúde bucal.

Hoje em dia ir ao dentista ficou cada vez mais acessível com os planos de saúde, os postos de saúde e os particulares com preços acessíveis a todos. Sendo assim, não há mais desculpas para não ir.

Eles podem detectar alterações não visíveis para nós, que só com o auxílio de ferramentas profissionais é possível dizer sobre nossa saúde bucal estar correta ou não.

© Copyright 2019 │ Clínica Dentes Bracos - CRO 1049 │ Todos os direitos reservados.

Whatsapp Clique aqui