O QUE É PLACA E TÁRTARO

O acúmulo de placa bacteriana e de tártaro nos dentes são problemas dentários comuns. E isto pode resultar em cáries dentárias e doenças na gengiva.

A placa é uma película pegajosa e incolor que contém bactérias que se acumulam naturalmente na superfície dos dentes ao longo do dia. Os açúcares presentes nos alimentos e bebidas podem combinar-se com as bactérias existentes na placa bacteriana, fazendo-as liberar ácidos. Estes ácidos atacam o esmalte dos dentes e causam a sua deterioração, o que pode, posteriormente, causar cáries.

Se não for removida diariamente, a placa acumulada reage com os minerais presentes na saliva e endurecem, transformando-se em tártaro.

O importante é ressaltar que a escovação correta e uso do fio dental regularmente são as ferramentas mais eficazes no controle da placa bacteriana. No entanto, se tratando do tártaro somente o dentista poderá remover.

Dica da Dra. Juliana Flegler, CRO-ES 7509, Clínico Geral, Pós-Graduanda em Ortodontia.

SENSIBILIDADE NOS DENTES

Sensibilidade aumentada em seus dentes: ao frio, ao quente, ao toque… ou algum escurecimento pós trauma ou sem causa percebida, são sinais que devem ser observados cuidadosamente. Procure um cirurgião dentista e relate. O dente pode apresentar cárie, desgastes, ou toque incorreto na mordida. Através de avaliação clínica e radiográfica, ou uma tomografia, se o dente apresentar inflamação ou contaminação da polpa ( no interior do dente – canal) e ou lesão em volta da raíz, pode ser indicado o tratamento de canal. O tratamento de canal é feito com controle da dor, limpeza e desinfecção dos sistema de canais e selamento desse espaço. Para em seguida realizar-se a reconstrução da parte do dente: forma, função e estética.

Dica da Dra. Rosinei Bremenkamp  CRO-ES 5492 Clínico Geral, Endondontia e Estética

CARVÃO ATIVADO PARA CLAREAR OS DENTES. SAIBA OS RISCOS PARA SUA SAÚDE BUCAL.

Clareadores milagrosos, as famosas pastas pretas, que prometem clarear os dentes em poucos dias e o que fazem é nada mais do que abrasionar o dente. Desgastam e muito o esmalte do dente. Além de não existir evidência científica para embasar a compra do produto, há riscos associados à sua aplicação.

Isso porque o clareamento que ele provoca seria causado pela remoção de detritos e de parte do esmalte dentário. O carvão mineral é extremamente corrosivo e abrasivo. Ele desgasta a superfície onde entra em contato, esse desgaste levaria ao surgimento de sensibilidade e dor. Se o paciente tiver restaurações estéticas, elas podem sofrer pigmentação.

Fujam de clareadores vendidos na internet! Procurem um profissional qualificado para fazer seu clareamento 😁

Dica da Dra. Michelle Venturin, CRO – ES 3545, Clínico Geral. Especialista em Prótese e Estética 

CHUPAR DEDO OU CHUPETA PODE CAUSAR ALTERAÇÕES NO ROSTO DAS CRIANÇAS!

Pode sim! Quando criança tem esse habito por tempo prolongado, uma mordida aberta, além de alterar a respiração do paciente, fazendo com que ele respire pela boca, causando alteração no sono da criança, e deixando susceptíveis a doenças como gripes e resfriados.

Nestes casos de mordida aberta pelo uso da chupeta, o ideal é levar seu filho o mais rápido possível ao dentista para que o tratamento seja iniciado ainda na fase infantil.

A demora em tratar esse problema pode acarretar numa alteração definitiva de crescimento do paciente. Assim o tratamento, corre-se o risco de ter que fazer uma cirurgia, chamada ortognática, para corrigir a deformada.

Então não demore! Leve seu filho o quanto antes ao ortodontista mais, para que o tratamento se torne mais fácil e favorável.

Dica da Dra. Giulieta Baldotto Perim, CRO – ES 6868, Clínico Geral, Especialista em Ortodontia  

DICAS SOBRE ESCOVAS E ESCOVAÇÃO

A escova de dentes é o principal agente na remoção e controle da placa bacteriana. Associada ao fio dental, creme dental e quando indicado, o enxaguante bucal. Para uma boa higiene, devemos escolher uma escova: de cerdas macias (para não desgastar a superfície dental e nem irritar a gengiva); de cabeça pequena (para melhor alcance de todos os dentes); e com bastante cerdas, para melhor remoção de resíduos.

A substituição da escova, deve se dar em média, a cada 3 meses, ou antes, se as cerdas estiverem deformadas. Escovas ” velhas”, além de não remover corretamente a placa, acumulam microrganismos que podem ser danosos à saúde.

Para quem usa aparelho ortodôntico, próteses fixas ou tem variações no posicionamento dos dentes, pode ser recomendado uso de escovas específicas. Converse com seu dentista para indicar o modelo que melhor se adapte às suas necessidades.

Dica da Dra. Rosinei Bremenkamp, CRO-ES 5492, Clínico Geral, Endodontia e Estética

CLAREAMENTO DENTÁRIO

Dentes com manchas, ou escurecidos, deixam as pessoas inibidas em suas relações cotidianas. O clareamento dentário é um procedimento que, sozinho, ou acompanhado de técnicas restauradoras, possibilita o restabelecimento da harmonia do sorriso. Devolvendo assim a auto estima. Avalie com o cirurgião dentista a possibilidade de fazer clareamento. Se há cavidades que possam gerar sensibilidade, que deverão ser seladas previamente e qual a melhor técnica para seu caso.

Para clarear o sorriso disponibilizamos das técnicas de clareamento:

  • Caseiro – aplicando o gel clareador em moldeiras individualizadas, sob orientação do cirurgião dentista, leva em torno de 21 dias.
  • Em consultório – onde o profissional aplica o gel clareador diretamente sobre a superfície do dente, com proteção gengival e mucosa, de 2 a 3 sessões, com intervalos de 7 dias, de acordo com grau de manchamento.
  • Ou com as duas técnicas associadas: sessões em consultório e complementação com o caseiro, podendo se obter melhor e mais duradouro resultado.

O dentista avaliará previamente também a necessidade de substituição de restaurações ou coroas estéticas, que serão realizadas após o clareamento.

Dica da Dra. Rosinei Bremenkamp  CRO-ES 5492 Clínico Geral, Endondontia e Estética

JÁ OUVIU FALAR NOS ALINHADORES INVISÍVEIS?

O mundo vem mudando em uma velocidade incrível. E com a ortodontia não poderia ser diferente. E se eu te falar que hoje você pode fazer um tratamento ortodôntico sem utilizar aquelas pecinhas coladas aos dentes, que nós chamamos braquetes? Você acreditaria? Muitas pessoas ainda não sabem, mas essa realidade já chegou. São chamados alinhadores invisíveis.

Com a ajuda de um scanner intra oral as arcadas do paciente são copiadas e um software é utilizado para que o ortodontista planeje o tratamento do paciente. Em seguida são confeccionados os alinhadores invisíveis através de uma impressora 3D.  Tudo individualizado e feito sobre medida para cada paciente. Os resultados são incríveis: tratamento em metade do tempo, totalmente invisível e previsível.  E o melhor você pode comer a vontade sem medo de quebrar  seu aparelho. Sensacional não?! Converse com seu ortodontista sobre essa tecnologia você vai se surpreender.

Dica da Dra. Samara Gasperoni Perciano  CRO-ES 4404 Especialista e Mestre em Ortodontia

VOCÊ SABIA QUE ÁGUA COM LIMÃO PODE PREJUDICAR SEUS DENTES?

Bebidas ácidas podem provocar erosão dentária (desgaste do esmalte do dente ).

Água morna com limão caiu no gosto popular e costuma ser ingerida em jejum logo pela manhã, ajuda na eliminação de toxinas acumuladas e tem ação alcalinizante. Os efeitos, no entanto, não são totalmente positivos. Um estudo confirmou que a mistura pode corroer os dentes e o desgaste pode ser de moderado a severo.

O curioso é que quando o líquido é consumido junto com comida a chance de erosão cai pela metade, pois a saliva produzida durante a mastigação é alcalina e atua para amortecer alimentos e bebidas ácidas.

Outras causas da erosão dental:

  • Refrigerantes zero açúcar são tão corrosivas quanto as versões Tradicionais
  • Ter o hábito de manter bebidas ácidas na boca por muito tempo ( segurando ou fazendo movimento de enxágue) abre portas para a erosão dentária
  • Tomar líquidos quentes  aumenta a predisposição para o problema
  • Vinagre e produtos em conserva devem ser evitados por quem tem essa condição
  • Whey protein
  • Refluxo

Dicas :

  • Usar canudo para ingerir bebidas ácidas.
  • Consumir alimentos que neutralizam a acidez, como o leite e queijo.
  • Evitar exagero no consumo.
  • Enxaguar a boca com água logo após o consumo de produtos ácidos.
  • Só escovar os dentes após 30 minutos, para que a saliva opere contra o ácido.
  • No caso de whey protein coloque mais água na mistura.

Dica da Dra. Michelle Venturin, CRO -ES 3545, Clínico Geral. Especialista em Prótese e Estética  

APARELHO AUTOLIGADO

Já ouviu falar nos aparelhos ortodônticos sem borrachinhas? Quais vantagens desse tipo de aparelho frente os aparelhos convencionais (aqueles que são utilizados borrachinhas coloridas para prender o fio aos braquetes)?

Por não apresentarem ligaduras elásticas os aparelhos autoligados são considerados aparelhos mais higiênicos, menos doloridos e com tempo de tratamento menor. Eles podem ser metálicos ou estéticos. Converse com seu ortodontista e veja qual a melhor indicação para seu caso.

Dica da Dra. Samara Gasperoni Perciano  CRO-ES 4404 Especialista e Mestre em Ortodontia

05 dicas para garantir a sua saúde bucal

Você sabia que uma correta saúde bucal previne doenças? E claro, que também nos mantém com um belo sorriso e garante uma durabilidade dos nossos dentes. Nós da Dentes Brancos separamos cinco dicas úteis para cuidar da sua saúde bucal como merece:

1 – Evite exagerar nos alimentos industrializados e também os que contêm açúcar.

80% das cáries existem por causa do consumo excessivo do açúcar. A falta de higiene ajuda na proliferação das bactérias que danificam as estruturas dos dentes e formam as famosas placas bacterianas.

As cáries se desenvolvem por falta de higiene bucal com o acúmulo das placas bacterianas nos dentes combinadas com o consumo de açúcar. Evitar que os dentes permaneçam cheios de açucares por longos períodos pode ajudar no não acúmulo dessas bactérias.

Possuem três níveis de classificação das cáries:

Cárie coronária: desenvolve na coroa dos dentes e é a mais comum em crianças;

Cárie recorrente: ocorre com frequência na coroa protética e nos dentes com restaurações e,

Cárie radicular: aparecem nas gengivas retraídas expostas na raiz do dente. São casos mais sérios e danosos a saúde bucal.

2 – Mastigue bem os alimentos.

Você já deve ter ouvido que o certo é mastigar de 10 a 20 vezes o alimento. Correto. Uma boa mastigação ajuda não somente na saúde bucal, mas também evita diversas doenças.

A mastigação deve ser feita dos dois lados da boca e usar todos os dentes, pois cada um tem uma função especifica.

Triturar bem os alimentos resultará num bolo alimentar que ao ser engolido passará por nossos aparelhos de digestão de forma suave, que evitará o desgaste dos mesmos.

Aquela sensação de inchaço e dores abdominais após as refeições se deve sem sua grande maioria pela pressa em digerir os alimentos.

3 – Evite o fumo.

Todos nós sabemos que o cigarro é prejudicial à saúde, causando inúmeras doenças sérias e graves.

Com a arcada dentária não é diferente. Para começar a fumaça do cigarro é introduzido pela boca, que recebe toda aquela toxina repleta de venenos danosos.

Tais toxinas impregnam os dentes, a gengiva, a língua e também provocam um mau hálito danado e podem causar o câncer bucal. Além disso, escurecem os dentes e os deixam cheio de manchas que com o tempo ajudam a escurecer o esmalte do dente.

4 – Escolha a escova de dente correta.

Existe uma variação imensa no mercado e você pode até ficar perdido com tantas opções. Pedir orientação ao seu dentista para uma escova de dente correta para você irá te ajudar em sua saúde bucal diária.

A cerda da escova de dente deve ser macia e alcançar toda a região da sua boca e também não machucar a sua gengiva.

5 – Vá ao seu dentista.

Pelo menos duas vezes ao ano você deve consultar o seu dentista para que ele avalie a sua boca e possa te orientar de forma correta as melhores formas de cuidar da sua saúde bucal.

Hoje em dia ir ao dentista ficou cada vez mais acessível com os planos de saúde, os postos de saúde e os particulares com preços acessíveis a todos. Sendo assim, não há mais desculpas para não ir.

Eles podem detectar alterações não visíveis para nós, que só com o auxílio de ferramentas profissionais é possível dizer sobre nossa saúde bucal estar correta ou não.